Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Moçambique #44


30-05-2012

Manhã de carpintaria, wuhuuuu! E que inspiração trouxe eu de lá! A formadora Marta teve muita paciência a fazer o molde de taus em madeira, a esculpi-los com um serrote de ferro (sim, já o distingo dum universal) preso numa prensa, a lixá-los, e a pôr um gancho de metal no topo para que se tornassem pendentes para pôr ao pescoço. Adorei fazer um, do início ao fim, e quero passar tempo com a mesa de carpintaria que temos em Lamas, este Verão, e produzir outros pendentes, bancos, estantes... o mundo está na ponta dum serrote! Quando lhe apanhar o jeito já não demoro 20 minutos a fazer um tau. Ao contrário desta malta, são todos uns artistas, e fazem tabuleiros, escrivaninhas, bancos, armários...

Na aula de informática, que poderia ter sido igual a muitas outras, dois alunos decidiram que o texto deles no Word devia ser sobre nós, com o título "As minhas amigas", e passo a citar: "As minhas amigas são: Sofia, Carolina, Joana eu gosto delas porque tive a oportunidade de mecher o computador,aprender espanhol, e ter a noção de francês. Direi que na ausência delas irei sentir a falta das aulas de apoio.".

A vila chamava por nós, para despacharmos todos os assuntos que envolvessem compras. Encontrámos uma das Irmãs a ir para lá de carro e saltámos para o caixa-aberta à boleia! "Homoíne tem centro comercial!" dizia o Frei Filipe, antes de virmos. E sim, tem um centro e tem comércio, não é mentira. Mas é uma concentração de barraquinhas que vendem de tudo um pouco, mas todas iguais e, quando começamos a avançar para o coração das "lojas", fica cada vez mais escuro e temos que nos desviar dos produtos e pessoas. Conseguimos comprar os prémios para o torneio de basquete, para o show de talentos e para o concurso no sábado, com muita resiliência e paciência e vimos preços de bebidas e snacks para a festa, e ainda para a mini-recreação privada que queríamos fazer hoje a seguir ao estudo.

Voltámos mesmo a tempo da aula de espanhol, que decorreu em excitação total. Ensinámos as frases básicas para uma conversa e muito nos rimos com as deles. Ficou prometida mais uma para a semana em que já espero ouvir "Si a ti te gusta, a mi me encanta"!

Programámos uma night out mas in, entre nós, e as estrelas alinharam-se. Não nos lembrámos que eles hoje ensaiavam à noite para cantar na missa de amanhã. Assim sendo, mais cedo começa o relax. Que bem soube uma noite no terraço a ouvir música, conversar, de barriga para cima a olhar as estrelas e lua, que se mantêm magníficas, e molhar os lábios com um vodka de 2,30€ a garrafa de litro.

Sem comentários:

Enviar um comentário