Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Moçambique #43


29-05-2012

Marcámos com o professor de carpintaria ir assistir à aula dele, nada. Com o director pedagógico da escola secundária para ir à internet, nada. Seria isto que me daria em doida se eu quisesse viver aqui durante mais tempo. Fomos à nossa vidinha, e demos aula de Informática ao 2º ano. Eles agora já sabem mexer no Word e no Paint, mas como têm tão poucas horas de prática, demoram muito tempo a fazer tudo. Decidimos não ensinar nada de novo, apenas deixá-los explorar estes dois programas e deixar que ganhem mão com eles.

O professor de carpintaria lá apareceu, perguntando se nós tínhamos chegado cedo (...) mas redimiu-se ao mostrar um mapa de Moçambique que lhe pedimos para aprender a fazer, mas que logo ele começou sozinho. Disse que ía fazer os outros dois para nos oferecer. Fico toda contente mas lá para ele deve pensar "estas três, coitadinhas, a acharem que chegam aqui e conseguem fazer logo isto". Insistimos que queríamos aprender a fazer taus, pelo menos, e isso ele disse que podíamos vir amanhã.

Às 13:00, outra aula em frente ao computador, desta vez com o 3º ano. Aconselhámos a começar com o Excel que eles vão acabar por dar este semestre. Claro que cada um terá direito, no total, a não mais de duas horas quando acabar o ano por isso é melhor avançar já! Tentei explicar duma maneira que não se tornasse chata e eles pareceram gostar. Fizemos uma tabela, como é que o programa reconhece sequências e reproduz fórmulas, as operações matemáticas com células e eles perceberam que lhes podia dar muito jeito na escola. O Bresneves até veio, mais tarde, dizer que tinha andado a praticar no computador cá de casa!

De tarde, dois jogos de basquete com os alunos para dar energia para uma aula de matemática logo de seguida! Estivemos a dar fracções, como é que se fazem as operações todas e eles até não estiveram mal, com tudo o que tenho ouvido de chumbos a esta disciplina. Hoje ouvi um a dizer que preferia ter aulas com outra que não eu. Fiquei a matutar qual será a razão e, sinceramente, acho que é por eu não andar muito nos tempos livres com eles e por ser exigente quando estou a dar aulas. Vou tentar relacionar-me mais com eles para não criar nenhuma barreira com mais nenhum mas também preciso de tempo para mim, tempo para estar sozinha e em silêncio, não sou nenhuma santa nem tenho prentensões de tal. Gosto muito da companhia deles mas também gosto da minha para poder ser equilibrada.

Mais ainda, quando todas as novidades que chegam agora a nós são de fofoquice nomeadamente, cada um/a ter no mínimo quatro namorados/as ao mesmo tempo, andar com quem não devia e outras ceninhas que nem aqui podem ser escritas com receio que caia nas mãos erradas e a escola, sem exageros, desabe.
Hoje ligou-me mais uma vez a Avó Isabel, soube-me muito bem falar com ela, tenho saudades da minha família. Vou mandar umas mensagens aos meus primos só para encurtar, hoje, a distância, um bocadinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário