Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Moçambique #33


19-05-2012


O dia começou com uma visita à machamba em Mubalo, na qual o Frei está muito empenhado para que dê alimento!

Está sempre com ideias novas, para onde é que podem vender, como é que os miúdos da escola podem ir mais vezes para lá, e só fala dos seus negócios para trazer mais receitas para a missão. Acho que faz muitíssimo bem, não ficar à espera que tudo lhes caia nas mãos, e esta missão é enorme, não se pode dar ao luxo de ser mal gerida. A machamba está no bom caminho e nós próprias pusemos mãos à obra para aprender sobre agricultura! Reguei e tirei o capim de rebentos de cebolas - é difícil distinguir um do outro - mas ainda não capinei (o meu, mais recente, verbo favorito). Estão sempre a falar disso e ainda mais frequentemente quando mencionam castigos para os alunos. Se se portam mal, vão capinar! É basicamente revolver a terra à volta da planta com uma enxada que, neste sol, é sempre um tormento. Ao início estava cheia de energia, mas mal apareceu o sol das 9:30 põe-se-me também uma moleza que me faz compreender o ritmo alentejano... E estamos no Inverno!

O resto do dia foi livre, já que tinha sido desmarcado o programa pastoral do Frei à tarde. Estive a fazer uns resumos de filosofia para o Frei, jogámos jogos e vimos um filme, o Drive, que muito fez as nossas alegrias, de tão surpreendentemente recente que é. Todos os outros são de muita violência ou, pelo contrário, sobre Fátima, variadíssimos santos, e cassetes de vídeos caseiros.

Andávamos mal habituadas, com as comidinhas das Mamãs em Jangamo e, hoje, como ficámos todo o dia em casa, não conseguia parar de pensar nisso. Não há lanche por aqui, a única coisa na cozinha são tangerinas - que temos comido umas três por dia - e o jantar... fiquei mesmo desconsolada. Eu já à espera de me saciar desde as 15:30 e, às 19:30, servem o que suspeito ser pedaços de cabeça de porco. À primeira dentada, apanho um dente preto na boca, e a partir daí até me custou comer só o arroz com molho. Salvou-me depois uma banana-maçã mas, de qualquer modo, perdi o apetite...

Sem comentários:

Enviar um comentário